Para manter o Condomínio em ordem é necessário atuar em diversas áreas, cada qual com necessidades especificas. Esta classificação visa facilitar a gestão, identificação das maiores necessidades e possíveis priorizações. Para conhecimento, elas estão listadas abaixo. Todas demandam tempo e custos.
AREAS DE ATUAÇÃO :
Os exemplos citados em cada área são alguns dos diversos trabalhos existentes. Posteriormente a lista será completada detalhadamente.
Área Administrativa e organizacional - ex : gestão de pessoal, gestão financeira, balancetes e relatórios gerenciais , arquivos , gestão de contratos , gestão de materiais, etc
Área de Segurança - ex : câmeras , alarmes , portaria, sistema de incêndio
Área Fiscal e legal - ex : todos os impostos e certidões
Área Jurídica - ex : processos trabalhistas , cobrança de inadimplentes, atendimento legal a repartições publicas,etc
Área de Limpeza e Conservação - varrição , lavagem , jardim, etc
Área de Manutenção de equipamentos e instalações - elevadores , bombas , cisternas , equipamentos das piscinas e saunas, medidores de gás, água , luz, etc
Área de Lazer - ex : piscina , sauna , churrasqueira , salão de festas , play , salão de jogos
Manutenção em geral da infra-estrutura predial - ex: pintura , pisos, portas , telhados, instalações elétricas, instalações hidráulicas,etc
Obras - orçamentação, pesquisa de preços, levantamento de propostas, administração e execução.
O Código de Processo Civil estabelece três tipos de obras que são feitas em edifícios. São elas:
· Obras necessárias: são aquelas, por exemplo, para combater infiltração, degradação de pilotis e lajes , arrumar pastilhas que estão caindo, etc. Para aprová-las, é necessário fazer uma assembleia e ter aprovação da maioria dos presentes.
·Obras úteis: trazem benefício e valorizam o prédio, mas não têm urgência. São exemplos churrasqueira, reforma do piso, corrimões, sauna, etc. É necessária a aprovação da maioria dos condôminos.
·Obras voluptuosas: referem-se ao embelezamento e requinte, como troca de imóveis e decoração em geral. Para aprovação, são necessários dois terços dos moradores.